Foi apoiada em 2023 a formalização dos negócios dos jovens empreendedores da Incubadora do Centro de Emprego do INEP, facilitando a sua aproximação e inserção nos mercados formais. Foram formalizados 13 negócios de jovens empreendedores, dos quais quatro cooperativas, nas áreas da instalação elétrica, serralharia, soldadura, atividade de mototáxi, comércio de insumos agrícolas, design e impressão, avicultura, produção e comercialização de hortícolas.
Esta formalização foi acompanhada de ações de formação dos jovens relativamente às suas obrigações fiscais e face à Segurança Social e outros temas, com base num Manual de Orientações para Legalização das empresas de Jovens de Cabo Delgado.

O Instituto de Soldadura de Qualidade (ISQ) desenvolveu, 29 de junho a 1 de agosto, um curso online que abrangeu 20 PME de Cabo Delgado e pretendeu dotar os participantes com conhecimentos, competências e ferramentas, que facilitem o processo de implementação e monitorização do Sistema Gestão da Qualidade, baseados na ISO 9001:2015. Foram 64 horas de Live Training que beneficiaram sobretudo as PME que participaram no programa PRONACER II.

A CTA e o +Emprego, projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões IP, implementam a Campanha “Empresa +Emprego”, em parceria com o INEP e a OIT, visando aumentar a visibilidade das pequenas e médias empresas (PME) com presença em Cabo Delgado que valorizam as competências e o emprego digno dos jovens da província e o seu compromisso com a responsabilidade social. A Campanha foi lançada em setembro num evento em Pemba e em novembro foi realizado um workshop em Maputo RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL E GOVERNAÇÃO CORPORATIVA, visando sensibilizar o setor privado para o conceito de ESG. A Campanha inclui a divulgação das boas práticas e a premiação das 3 melhores PME de Cabo Delgado que apresentem maior nível de compromisso com os objetivos referidos.
Para saber sobre a Campanha veja aqui.

No âmbito do seu Plano de Atividades para a implementação do +EMPREGO, em parceria com o Camões IP, a CTA iniciou em fevereiro de 2022, com o apoio de uma entidade consultora especializada, o PRONACER II, cujo principal objetivo é implementar um Programa de Apoio a Certificação de 15 empresas, com enfoque para as MPE’s de Cabo Delgado. Espera-se que até ao final deste trabalho sejam: capacitadas as empresas beneficiárias do projeto, sobre a importância, necessidade e tipos de certificação requeridas para fazer negócio com as multinacionais; Identificados detalhadamente os processos e atividades/responsabilidades funcionais; Definidos processos existentes primários e de suporte para as bases documentais da qualidade; Estimados o nível de esforço a empregar para cada empresa, quer presencialmente quer remotamente; Realizadas auditorias internas e externas e respetivos relatórios, como forma de auxílio às auditorias externas; Preparadas as PME’s focalizadas para o fornecimento de bens e serviços aos grandes projetos para o processo de certificação (apoio até a fase de auditoria externa). Após a seleção das empresas candidatas no âmbito de uma candidatura aberta, com base em critérios de elegibilidade e seleção previamente definidos, teve lugar a formação das empresas e o processo de diagnóstico inicial.

Plano de Trabalhos aqui

Manual de Certificação aqui

No âmbito da sua parceria com o +EMPREGO, o Instituto de Soldadura e Qualidade – https://academy.isq.pt/quem-somos/ – realizou um Workshop nos dias 19 e 20 setembro de 2022 destinado aos Centros de Formação do IFPELAC, nomeadamente aos de Cabo Delgado e Nampula e em que também participaram a UNILURIO e a TOTAL, dando a conhecer o que são Sistemas de Certificação internacional de pessoas, os requisitos dos organismos de certificação e os processos de certificações “add on” no mercado de Oil&Gas (Petróleo e Gás). Foi ainda possível definir planos de ação com os Centros interessados em avançar com a sua transformação em organismo certificador, contribuindo para a inserção dos trabalhadores moçambicanos e nomeadamente dos jovens de Cabo Delgado nos megaprojetos.  
Apresentação de apoio aqui
Teve lugar de 6 de outubro a 30 de novembro de 2022 a 2ª edição do Curso do ISQ destinado a dotar futuros auditores internos com ferramentas que facilitem o processo de implementação e monitorização do SGQ e capacitá-los com os meios e competências para realizar Auditorias Internas a Sistemas de Gestão.
O curso teve a duração de 72 horas, nele participaram 20 PME de Cabo Delgado e fez recurso a Metodologias ativas, com recurso a Casos Práticos, Brainstorming, Jogos Pedagógicos, e realização de Auditorias Pedagógicas (simuladas).

Plataforma que permite registar e caracterizar as PME com atividade em Cabo Delgado, nomeadamente em termos da situação e evolução do emprego

Teve lugar entre 14-06 a 16-07-2021, duração de 72 horas. Abrangeu 25 PME com presença em Cabo Delgado e pretendeu sensibilizar para a questão da certificação de Qualidade e capacitar futuros auditores internos para implementação e monitorização do SGQ e de Auditorias Internas a Sistemas de Gestão.

Testemunhos
Recursos