No âmbito das suas atividades de Assistência Técnica ao Gaiva do Centro de Emprego de Pemba, a ESSOR Moçambique elaborou um Manual de apoio às atividades do GAIVA, que inclui uma série de instrumentos bastante práticos e formou no mesmo os Técnicos de Orientação e Emprego do Centro de Emprego. Na introdução do Manual refere-se que “A lógica de implementação do GAIVA no INEP é baseada numa dinâmica de inserção dos candidatos ao mercado de trabalho. Daí a importância da formação dos Recursos Humanos para a gestão das atividades do GAIVA, nos domínios da metodologia e ferramentas adequadas e que constam nomeadamente deste manual, a fim de lhes fornecer os conhecimentos teóricos e práticos para a execução das suas tarefas”. As metodologias e ferramentas adequadas constam do Manual.

Manual disponível aqui

Os GAIVA  do IICP e do Centro de Emprego do INEP de Pemba organizaram em 2024 cerca de 15 palestras destinadas a jovens em fase de escolha de percurso formativo e profissional, sensibilizando-os para a  relevância de um percurso na educação técnica e para as oportunidades criadas pelos apoios ao empreendedorismo. As palestras/sessões foram frequentemente organizadas em parceria com a DPJED de Cabo Delgado, em escolas básicas e secundárias e contaram com a presença de jovens empreendedores, que apresentaram e discutiram com os restantes jovens as suas escolhas e percurso.

De maio a outubro de 2023 foram asseguradas pelos consultores da ESSOR, várias atividades de apoio ao GAIVA do Centro de Emprego do INEP:

  • Produto 1. Realização de um processo de cocriação, do qual resulte um Plano de Ação do GAIVA, a curto e médio prazo;
  • Produto 2. Realização de uma ação de Formação dos Técnicos de Emprego afetos ao Centro de Emprego de Pemba sobre Técnicas de  Inserção profissional e as atividades que constam do Roteiro referido no ponto anterior, com duração mínima de 30 horas e abrangendo pelo menos 10 participantes;
  • Produto 3. Um Manual/Roteiro com pelo menos 10 atividades e instrumentos específicos de apoio à atividade do GAIVA;
  • Produto 4. Um Animador/Técnico de Inserção afeto ao GAIVA, que assegure as atividades e a apropriação das mesmas pelos Técnicos de Emprego do Centro de Pemba;
  • Produto 5. Cadastramento e perfilagem das necessidades de emprego de pelo menos 50 PME de Cabo Delgado, utilizando um “Mapa de Oportunidades.

 

Em 2023 foram organizadas sessões junto dos parceiros do projeto, de Escolas Secundárias, Universidades e das comunidades que abordaram os temas da orientação profissional, género, igualdade de oportunidades e empoderamento feminino. No âmbito de uma parceria com a ONG CouldYou Cup foram ainda distribuídos kits de gestão menstrual, enquanto solução de retenção escolar, a 120 meninas.

Ferramenta que permite realizar com eficiência e eficácia a sua missão de informar, orientar e colocar os candidatos no mercado de trabalho.

O GAIVA do Centro de Emprego de Pemba iniciou as suas atividades em 2021 e assegurou uma série de palestras que beneficiaram mais de 100 jovens estudantes e formandos dos IFPELAC, IICP, UNILURIO, em diversos temas tais como tecnologias verdes e oportunidades de emprego. Em paralelo, capacitou os ex-formandos do IFPELAC em matérias de elaboração de CV, carta de apresentação e comportamento numa entrevista de emprego. Até dezembro de 2021 este Gabinete tinha realizado 6 ações de informação e orientação de jovens e intermediaram mais de 50 vagas de emprego e 56 de estágios em diversas empresas.

O IICP criou um espaço de apoio à inserção dos jovens formandos no mercado de trabalho, mas também de sensibilização e formação da comunidade envolvente para temas relevantes. O Gabinete realizou em 2021 um total de cinco palestras e quatro workshops, nos distritos de Montepuez, Balama, Namuno e na cidade de Pemba, sobre a importância do ensino técnico profissional, empreendedorismo e empregabilidade.