Foi realizada uma Conferência alusiva à Semana da Mulher, organizada pela CTA em parceria com o +EMPREGO, em Maputo, no Dia da Mulher Moçambicana e na qual participaram 4 jovens empreendedoras do +EMPREGO. Oriundas dos distritos de Chiure, Nacala e Pemba, as jovens deram o seu testemunho de força e resiliência num contexto marcado pelo conflito e pela desigualdade de oportunidades. Uma das jovens empresárias, da área dos transportes (Moto Táxi SOC), participou num dos painéis temáticos A Conferência contou com a intervenção, na sessão de abertura, da Vice Presidente da CTA e da Presidente da Direção da ONG Kutsaca, parceira do projeto nos temas do empoderamento das mulheres e igualdade de oportunidades.

Com o objetivo de sensibilizar as jovens mulheres para os conceitos, percepção e aplicação do princípio da igualdade de género na vida da jovem mulher, para a importância da educação técnica, do emprego e do empreendedorismo feminino, foram realizadas em 2023 e 2024 cerca de 20 palestras nos vários distritos de Cabo Delgado, nomeadamente Chiúre, Ancuabe, Balama, Mecúfi e Pemba. Foi ainda realizada uma palestra em Nacuxa, Nampula, no Instituto Politécnico Mártir Cipriano (IPMC), parceiro do projeto. Estas palestras abrangeram mais de 2.000 jovens e tiveram lugar maioritariamente em Escolas Secundárias e Básicas, mas também junto dos parceiros do projeto (IICP, IFPELAC, IABIL e IPMC), em parceria com a DPJED, que divulgou igualmente a Política da Juventude e os programas promovidos pelo Governo para o empoderamento económico da mulher.

Com o apoio da KUTSACA foi elaborado e testado junto de um grupo de 15 jovens beneficiárias do +Emprego um manual com o objetivo de enquadrar, formar e empoderar, todas as Mulheres de Cabo Delgado. Destina-se a ser um recurso pedagógico a utilizar pelos pontos focais do Projeto +Emprego, Formadora(e)s e Especialistas em Igualdade de Género. A estrutura do manual permite co-percorrer um caminho de autoconhecimento compassivo e nutridor, aliado ao percurso e potencial das mulheres. Permite ainda às mulheres compreender o enquadramento histórico, cultural, económico e social de base, bem como os desafios coletivos que vivem e a importância de, com este conhecimento, ampliar e aprofundar a relação entre os seus dons e as necessidades da sua comunidade e do seu lugar.

Manual disponível aqui

Em 2023, envolvendo parceiros e peritos em várias áreas, bem como autoridades locais e entidades formadoras, foram realizadas cerca de 16 palestras e ações em temas transversais. Com uma duração entre as 2 e as 5 horas, foram realizadas em várias áreas, nomeadamente ambiental, igualdade de oportunidades e de género e nutrição: duas palestras no IABIL, uma no IICP e três no IFPELAC, tendo sido ainda realizada uma sessão na Escola Primária e Secundária 19 de novembro em Pemba e uma na Escola Secundária de Ocua, Chiure. Estas palestras foram frequentemente  alinhadas com a celebração de Dias Internacionais (da Juventude, da Limpeza Costeira, da Alimentação).

O projeto estabeleceu em 2023 uma parceria com a CouldYou Cup, ONGD fundada em 2088 sem fins lucrativos, visando realizar palestras de promoção da igualdade de género com as beneficiárias do projeto e da comunidade em geral e distribuir coletores menstruais, os quais são uma solução sustentável para lidar com a higiene menstrual e sobretudo diminuir o absentismo escolar. Foram realizadas 4 palestras junto dos parceiros IFPELAC, IICP e IABIL, que abrangeram cerca de 500 jovens mulheres e distribuídos cerca de 300 coletores menstruais. Mais informação sobre o programa e parceria aqui.

O Instituto Politécnico Mártir Cipriano (IPMC) realizou um teste piloto dos novos módulos de Cidadania e Direitos Humanos no período de junho a agosto de 2023. Os módulos foram lecionados em duas turmas do nível 4 dos cursos de Suporte informático e Contabilidade e auditoria  durante 60 horas. O teste contou com discussões na sala de aula, notas de apontamentos e avaliação de desempenho escrito e oral. A avaliação sobre o módulo foi positiva porque despertou nos alunos curiosidade e proporcionou conhecimento sobre aspectos relacionados com os direitos do homem e mulher e capitalizado conhecimentos sobre os direitos e deveres dos cidadãos em Moçambique. Os módulos podem ser encontrados aqui.

Foram certificados em Informática Básica 11 jovens, dos quais 5 mulheres, no âmbito das atividades da Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba do INEP. O curso, que teve a duração de duas semanas, abrangeu os temas do sistema operacional e gestão de arquivos, Microsoft Word, Powerpoint e EXCEL, navegação na internet e segurança online, entre outros. Os jovens tiveram ainda a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de projetos concretos de negócio. Foi elaborado um Manual de Apoio ao curso que pode ser encontrado aqui.

Módulos de Cidadania e Direitos Humanos, tema ainda não disponível no Quadro Nacional de Qualificações, foram desenvolvidos em 2022 pelo Instituto Politécnico Mártir Cipriano, serão testados em 2023 e visam a integração no Quadro referido. Considerados de importância estratégica na formação integral dos jovens e particularmente daqueles de Cabo Delgado, no final dos módulos o formando deve ser capaz de demonstrar conhecimento dos Direitos Humanos e fortalecer a valorização dos seus direitos e os dos outros; identificar e interpretar os pressupostos dos Direitos Humanos; reconhecer preconceitos inconscientes que violam os direitos da pessoa; demonstrar compreensão sobre responsabilização pessoal; assumir desafios dos direitos, na escola, na família, no trabalho e na sociedade, em geral.

Módulos de Cidadania e Direitos Humanos aqui

Ação de formação realizada em setembro de 2022, pela KUTSACA e que abrangeu formadores de todos os parceiros que asseguram formação de jovens com os objetivos de desenvolver competências para integrar nos percursos de aprendizagem dois módulos de “Habilidades para a Vida” do Catálogo Nacional de Qualificações particularmente adequados ao perfil dos jovens beneficiários do projeto: Unidade de Competência MO HG0110011 – Nível 3 – Aplicar o autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal, social e profissional e a Unidade de Competência MO HG011003 – Nível 4 – Preparar-se para o mercado de trabalho. As duas ações, desenvolvidas por entidade formadora/consultora certificada, em formato presencial e desenvolvidas em Pemba com duração total de 50 horas, abrangeram 15 formadores dos parceiros IICP, IFPELAC, Instituto Politécnico Mártir Cipriano, Instituto Agrário de Bilibiza, Fundação Aga Khan e UNILURIO e obtiveram uma taxa de satisfação de 85%.
Programa da formação em “Habilidades para a Vida” aqui