«Esta página foi criada e é gerida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.»
O “Concurso CENFIM Skills” foi criado pelo CENFIM em 2010, devido ao seu longo historial de participação seja no Campeonato Nacional das Profissões, seja no Campeonato Europeu e ainda no Campeonato Mundial das Profissões, devido à necessidade de criar critérios internos para selecionar os melhores candidatos em cada uma das profissões envolvidas. A partir da 3º edição dos CENFIMSkills, e devido ao historial de cooperação que o CENFIM, desde 1992, tem construído com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, decidiu alargar este Concurso a estes Países, passando a designar-se também “Concursos da Lusofonia”. Sabendo que estas participações têm também como objetivo propiciar aos participantes experienciaram e partilharem conhecimentos com outras realidades de formação e profissionais, que enriquecerão substancialmente as suas competências, o CENFIM promoveu a participação de jovens e formadores de instituições parceiras do projeto +Emprego (edições de 2022 e de 2024), tendo participado nestas duas edições 2 formandos e 2 formadores que integraram a delegação de Moçambique aos referidos campeonatos.
Em parceria com a UNIDO e a Cooperação italiana desenvolveu-se entre 1 e 3 de outubro no Hotel Avani Beach em Pemba um curso de Barista (nível de Introdução/Intermédio) direcionado a 18 jovens previamente qualificados em Restaurante/Bar e Cozinha. O curso teve a duração de 30 horas e foi assegurado pela empresa Barista Cofffee Roasters.
Programa do curso aqui
O curso, com duração de 120 horas, foi assegurado pelo CENFIM no Centro de Formação Profissional de Metalomecânica (CFPM) e abrangeu 10 jovens formandos do IICP, 5 rapazes e 5 raparigas. Os formandos adquiriram os conhecimentos teóricos necessários, tendo em vista a instalação e manutenção de sistemas de aproveitamento solar fotovoltaico. No final do curso o formando deveria ser capaz de instalar, fazer a manutenção e reparar sistemas solares fotovoltaicos.
Programa do curso aqui
Sete formadores dos parceiros IICP, IPMC, AKF- MZ/IABIL e IFPELAC, dos quais uma mulher, foram formados em montagem e manutenção de sistemas fotovoltaicos e bombagem solar em Cabo Verde, no CERMI, numa ação com a duração de 104 horas. O curso visou aprofundar as competências de planeamento e organização da manutenção de sistemas solares fotovoltaicos e da execução da manutenção de sistemas solares fotovoltaicos com qualidade. Os formadores tiveram ainda ocasião de participar numa Conferência Internacional, dirigida aos países da CEDEAO, sobre o tema da transição energética e energias renováveis.