O “Concurso CENFIM Skills” foi criado pelo CENFIM em 2010, devido ao seu longo historial de participação seja no Campeonato Nacional das Profissões, seja no Campeonato Europeu e ainda no Campeonato Mundial das Profissões, devido à necessidade de criar critérios internos para selecionar os melhores candidatos em cada uma das profissões envolvidas. A partir da 3º edição dos CENFIMSkills, e devido ao historial de cooperação que o CENFIM, desde 1992, tem construído com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, decidiu alargar este Concurso a estes Países, passando a designar-se também “Concursos da Lusofonia”. Sabendo que estas participações têm também como objetivo propiciar aos participantes experienciaram e partilharem conhecimentos com outras realidades de formação e profissionais, que enriquecerão substancialmente as suas competências, o CENFIM promoveu a participação de jovens e formadores de instituições parceiras do projeto +Emprego (edições de 2022 e de 2024), tendo participado nestas duas edições 2 formandos e 2 formadores que integraram a delegação de Moçambique aos referidos campeonatos.

Em parceria com a UNIDO e a Cooperação italiana desenvolveu-se entre 1 e 3 de outubro no Hotel Avani Beach em Pemba um curso de Barista (nível de Introdução/Intermédio) direcionado a 18 jovens previamente qualificados em Restaurante/Bar e Cozinha. O curso teve a duração de 30 horas e foi assegurado pela empresa Barista Cofffee Roasters.

Programa do curso aqui

O curso, com duração de 120 horas, foi assegurado pelo CENFIM no Centro de Formação Profissional de Metalomecânica (CFPM) e abrangeu 10 jovens formandos do IICP, 5 rapazes e 5 raparigas. Os formandos  adquiriram os conhecimentos teóricos necessários, tendo em vista a instalação e manutenção de sistemas de aproveitamento solar fotovoltaico. No final do curso o  formando deveria ser capaz de instalar, fazer a manutenção e reparar sistemas solares fotovoltaicos.

Programa do curso aqui

Sete formadores dos parceiros IICP, IPMC, AKF- MZ/IABIL e IFPELAC, dos quais uma mulher,  foram formados em montagem e manutenção de sistemas fotovoltaicos e bombagem solar em Cabo Verde, no CERMI, numa ação com a duração de 104 horas. O curso visou aprofundar as competências de planeamento e organização da manutenção de sistemas solares fotovoltaicos e da execução da manutenção de sistemas solares fotovoltaicos com qualidade. Os formadores tiveram ainda ocasião de participar  numa Conferência Internacional, dirigida aos países da CEDEAO, sobre o tema da transição energética e energias renováveis.

Programa do curso aqui
Para saber mais sobre o CERMI
O CENFIM desenvolveu em 2023 três ações de formação de formadores, designadamente em Automação, Eletricidade e Ensaios Destrutivos e não Destrutivos de Soldadura, abrangendo 22 formadores. A ação de formação de formadores em eletricidade teve lugar no CENFIM em Portugal e abrangeu dois formadores do IICP. As ações tiveram a duração de 80 horas e visaram aprofundar as competências e especializar os formadores dos parceiros IICP, IFPELAC e UNILURIO nas áreas em causa.
Programas aqui
As missões, realizadas em maio e julho, visaram a Consultoria e Apoio na implementação do sistema ATB (Authorised Training Body) EWF/IIW, cumprimento dos requisitos no âmbito da Qualificação de Soldador Internacional, junto do Centro de Formação de Eletrotecnia do IFPELAC. No âmbito da segunda missão foram ainda realizados exames de certificação de soldador (SER,PH,FW,EN 9606 1(2017), que foram certificados ao abrigo da Norma em causa.
Relatório de missão aqui
Pretendeu-se com esta ação melhorar a didática da matemática e da língua portuguesa, aperfeiçoar métodos de aprendizagem e desenvolvimento para aplicar no mundo do trabalho/emprego. A formação foi desenvolvida em Pemba em duas fases (abril e julho) e teve a duração total de 45 horas.
Programa da língua portuguesa aqui
Programa de matemática aqui
O Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) formou em Maputo, no Centro de Formação da Metalomecânica, 20 formadores, dos quais 2 mulheres. Os cursos, de soldadura e CNC tiveram respectivamente a duração de 120 e 160 horas e o 2º curso visou preparar os formadores do IFPELAC para uma certificação de Qualificação internacional de Soldador (EWF/IPAC).
Programas aqui
A formação, com a duração de 45 horas, teve lugar na estufa de hidroponia do IFPELAC em Pemba, e foi assegurada pela empresa Fresh and Green. Abrangeu os temas da introdução à hidroponia, gestão de instalações e estruturas em culturas hidropónicas, produzir mudas com padrões requeridos por sistema de hidroponia, manusear nutrientes no cultivo hidropónico, estabelecer e gerir uma estufa hidropónica, monitoramento e gestão de pragas e doenças em um sistema hidropónico, colher e manusear um sistema de cultivo em hidroponia e pós a colheita e gestão de negócios na produção de culturas hidropónicas. O objetivo foi capacitar formadores que deverão multiplicar a formação junto de jovens que serão formados nas respetivas instituições, utilizando as estufas de hidroponia instaladas pelo projeto.
Programa aqui
O módulo, com duração de 100 horas, abrangeu 31 jovens (16 em Pemba e 15 em Mecufi) e abrangeu os temas dos resíduos e matéria orgânica e compostagem, e a formação, no caso de Mecufi, foi complementada com 62 horas de assistência técnica.
Programa de Formação aqui