Nas suas instalações de Santarém, para 5 formadores de Soldadura da UNILURIO, IFPELAC e IICP, em novembro de 2022.

Testemunhos
Recursos

Em Moçambique no Centro de Formação Profissional da Metalomecânica – em soldadura e eletricidade industrial, realizadas em outubro e novembro de 2021. Beneficiaram 16 formadores da UNILURIO, IFPELAC e IICP.

Testemunhos
Recursos

O Instituto Politécnico Mártir Cipriano desenvolve desde final de janeiro de 2022 cursos que abrangem 80 jovens deslocados de Cabo Delgado. São cursos nas áreas da aquacultura, laboratório, secretariado, hotelaria, náutica e agropecuária. Com a duração de 1200 horas, estes cursos oferecem o Certificado Vocacional de nível 3.

Testemunhos
Recursos

De novembro a fevereiro de 2022, nas áreas de canalização, pedreiro, pintor de construção civil e horticultura. Os cursos, com duração de 320 horas, incluindo estágio profissional, abrangeram 80 formandos (20 por ação). Os cursos em causa foram enquadrados no “Plano de Reconstrução de Cabo Delgado das zonas afectadas pelo terrorismo”.

Testemunhos
Recursos

Este curso era já ministrado pela Universidade Lúrio, que através da sua Faculdade de Ciências de Saúde, em Nampula, introduziu a qualificação em causa. A Faculdade de Engenharia em Pemba fez a réplica do curso, de 30-10 a 15-12-2021, na modalidade de ensino de curta duração, por forma a capacitar jovens desempregados e vítimas dos ataques de insurgentes na província de Cabo Delgado para o mercado de trabalho. Teve a duração de 375 horas, incluindo uma componente de visitas de estudo/trabalho de campo em empresas e atribuiu um Certificado Vocacional de nível 3 (CV3). A formação, baseada em competências, foi eminentemente prática: as atividades teóricas compreendem 25% e as atividades práticas 75% da carga horária total. Foram selecionados 25 IDPs, com base nas indicações das Autoridades Provinciais, todos com 10ª classe como habilitação mínima.

Testemunhos
Recursos

Que decorreu de 27-09 a 17-12-2021, com duração de 180 horas e que atribuiu o Certificado Ocupacional de nível 3. Os formandos possuíam a 9ª classe e eram residentes em Cabo Delgado, dando-se preferência a jovens mulheres e IDP.

Testemunhos
Recursos

Com duração de 180 horas, abrangeu 25 jovens à procura do 1º emprego, com 9ª classe como habilitação mínima, residentes em Cabo Delgado. Atribuiu o Certificado Ocupacional de nível 2 e decorreu de 30-10 a 15-12-2021.

Testemunho

Eu sou Muassada Insemba, tenho 20 anos, natural do Ibo. Com a situação de guerra em Cabo Delgado tive que me deslocar com a minha família para Pemba e beneficiei da formação de curta duração de soldadura do projeto +Emprego. Durante a formação aprendi a soldar, fabricar fogão, fazer grades metálicas e procedimentos de higiene e segurança no trabalho. Depois desta formação tenho uma oportunidade de emprego ou autoemprego, rendimento e apoiar a minha família