Mais Emprego: Jovens de Cabo Delgado beneficiários do Projecto partilham casos de sucesso

Os jovens do +Emprego, iniciativa criada em 2020 para fomentar a criação de oportunidades de trabalho digno em Cabo Delgado, especialmente para a população jovem, partilharam as suas experiências de superação e sucesso durante a Conferência Final da 1.ª Fase do projeto, realizada em Maputo, esta segunda-feira, 2 de Dezembro.

E o denominador comum às intervenções dos oito jovens foi a forma como o programa transformou as suas vidas, proporcionando-lhes novas perspetivas profissionais.

O projeto, financiado pela União Europeia e com gestão a cargo do Camões I.P. – que recebeu competências delegadas pela Comissão Europeia para a execução de tarefas de execução orçamental, que lhe permitem assegurar que as atividades são implementadas em parceria com as autoridades nacionais de Moçambique – tem como objetivo aumentar as oportunidades económicas para a população de Cabo Delgado, contribuindo para o acesso ao trabalho decente e à melhoria da qualidade de vida. Focado em atividades direta ou indiretamente relacionadas com a indústria do gás natural, o programa procura integrar a população local no sector, promovendo o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda na região.

Ivan Baptista, um dos beneficiários do programa, relatou que teve sempre dúvidas sobre a viabilidade de abrir o seu próprio negócio. “Questionei-me sempre se seria possível fazer a diferença através do empreendedorismo”, confessou. Com o apoio da iniciativa, Ivan fundou uma empresa de moto-táxi, mas enfrentou alguns desafios, especialmente com a gestão da sua equipa com baixo nível de escolaridade. “O grande desafio foi lidar com o capital humano, mas, com paciência, o negócio prosperou e hoje temos um lucro médio de 30 mil meticais por mês”, informou Baptista, destacando as lições que aprendeu ao longo da sua caminhada.

O +Emprego como ferramenta para criar novas oportunidades

Por sua vez, Maiassa Rasse, outra beneficiária, partilhou também a sua experiência. Vinda de uma família de poucos recursos, a jovem decidiu, em 2021, apostar no programa +Emprego e abrir o seu próprio negócio de serralharia e pintura. Ao longo da sua trajetória, Rasse enfrentou um obstáculo que quase a fez desistir – o preconceito por ser mulher. “Quando comecei, ninguém queria contratar os meus serviços porque as pessoas julgavam que eu era incapaz de fazer aquele negócio por ser mulher. Mas depois que formalizei a minha empresa, comecei a prestar os meus serviços a várias pessoas”, contou.

O programa tem ajudado jovens que estavam envolvidos em trabalhos informais devido a dificuldades financeiras. Bachir Macassar Pereira, por exemplo, encontrou no projeto uma oportunidade de recomeçar a sua carreira. “O programa foi a oportunidade que eu precisava para mudar a minha realidade. Hoje, trabalho como assistente do sistema de gestão de qualidade da saúde e segurança do trabalho”, explicou, destacando o impacto da formação técnica que recebeu.

Já Said Assane, que também viu a sua vida transformada graças ao projeto, relatou que chegou a Pemba sem perspetivas e sem qualificação profissional. Após envolver-se na iniciativa, encontrou uma oportunidade para desenvolver as suas competências e abrir o seu próprio negócio. “Cheguei sem emprego e sem saber o que fazer, mas o programa ajudou-me a começar. Agora sou dono da minha própria empresa”, revelou, evidenciando a importância da formação oferecida pelo programa.

Outros jovens, como Wilton Sexta-feira, André Eliseu Pedro, Nádia Amaro e Massane Fonseca, também deram a conhecer as suas histórias durante a conferência, mostrando como o apoio e a capacitação recebidos no projeto +Emprego foram fundamentais para a transformação das suas vidas. As suas experiências são um exemplo claro de como o programa está a abrir portas para novas oportunidades e a contribuir para o desenvolvimento de Cabo Delgado.

Texto: Florença Nhabinde

Mais Emprego: Jovens de Cabo Delgado Beneficiários do Projecto Partilham Casos de Sucesso