Criar e implementar o Programa Jovens Técnicos para a Indústria (Programa JTI)

Descrição

Pretende-se com este Programa proporcionar aos jovens graduados da educação técnica um estágio profissional numa empresa do setor do gás natural ou da sua cadeia de valor, devendo ser dada prioridade às MPME, e às apoiadas pelo Programa “Certificar para Competir”.

O estágio deve constituir uma experiência prática em contexto de trabalho, visando preferencialmente a ocupação de um posto de trabalho, após o período de estágio.

Serão apoiados estágios com a duração de 12 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens recém-graduados da educação técnica no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados há mais de um ano, também eles graduados da educação técnica.

Os estágios que tenham como destinatários jovens mulheres ou pessoas com deficiência e incapacidade poderão ter a duração de 24 meses, não prorrogáveis, a decidir caso a caso.

Será previsto um incentivo à contratação de montante a definir em regulamento específico, quando for estabelecido um contrato de trabalho para um posto de trabalho a ocupar por jovens mulheres ou pessoas com deficiência e incapacidade.

Aos jovens estagiários será atribuída uma bolsa de estágio mensal, visando constituir um incentivo à sua deslocação e alimentação. Às MPME acolhedoras será proporcionado apoio técnico ao tutor do estagiário tutor que deve definir e acompanhar o Plano individual de estágio, bem como avaliar o estagiário.

Ações

+ Constituir o Comité de Gestão do Programa;
+ Definir o regulamento específico e o manual de gestão do programa;
+ Realizar uma Campanha de comunicação;
+ Lançar o concurso para candidatura de empresas e jovens estagiários;
+ Criar o júri e selecionar empresas e estagiários;
+ Atribuir os apoios e acompanhar os estágios;
+ Acompanhar e avaliar o Programa.

Produtos

+ Regulamentação específica e manual de gestão;
+ Regulamento de Funcionamento do programa;
+ Regulamento dos Comités de Gestão e Acompanhamento;
+ Planos de acompanhamento definidos por MPME e Planos individuais de formação, por estagiário envolvido;
+ Campanha de comunicação e instrumentos de marketing;
+ Materiais de sensibilização e informação;
+ Relatórios periódicos de acompanhamento e avaliação.

Inputs

UIC, INEP, ADIN, CTA, Eurochambers, Empresas privadas.