Criar Gabinetes de Apoio à Inserção na Vida Ativa (GAIVA)

Descrição

Com a mobilização e participação direta e ativa do setor privado serão criados Gabinetes juntos dos dois operadores da educação profissional públicos incluídos na Ação (IICP e CFP de Pemba), destinados a desenvolver um trabalho de apoio personalizado junto dos jovens formandos, graduados, à procura do 1º emprego e empreendedores, no sentido de facilitar a sua inserção na vida ativa, com mobilização e participação ativa do setor privado.

Será concedida prioridade aos jovens oriundos dos distritos mais vulneráveis e remotos de Cabo Delgado, nomeadamente de Palma. A experiência do Centro de Competências desenvolvido pela Fundação Aga Khan será ampliada, devendo esta Atividade ser gerida pela Fundação.

Será prestado apoio aos jovens em termos de acolhimento, informação e orientação profissional para definição do seu percurso formativo e profissional e do seu encaminhamento para o Programa de Literacia e de Competências para a Vida, recolhidas e divulgadas ofertas de estágios curriculares, promovidas experiências de trabalho no decurso do processo formativo e assegurada informação sobre o mercado de trabalho, nomeadamente no que respeita às profissões e oportunidades de emprego no setor do gás natural e respetiva cadeia de valor.

OS GAIVA divulgarão ofertas de formação de cada operador, junto da comunidade envolvente e na sensibilização para a questão do género.

Será elaborado e implementado um Plano de Promoção da Igualdade de Género, o qual deve incluir elementos de empoderamento e aumento da autoconfiança das mulheres e privilegiada a orientação profissional das jovens mulheres para as profissões emergentes e estratégicas do setor do gás natural e desenvolvidos conteúdos que permitam a motivação e autoconfiança das jovens mulheres face ao mercado de trabalho.

Será criada e alimentada uma base de dados que permite o acompanhamento da inserção profissional dos jovens graduados.

Estes Gabinetes devem dispor de pelo menos dois Animadores cada e o setor privado deve ser parceiro ativo dos GAIVA, através da sua participação nos Comités de Gestão e Acompanhamento dos Gabinetes e na promoção de atividades específicas, nomeadamente na realização de sessões de orientação profissional, ofertas e divulgação de estágios curriculares, promoção de curtas experiências de trabalho, apoio à elaboração de instrumentos de orientação profissional, e comparticipação nos custos de funcionamento dos GAIVA (financeira ou através de outros recursos).

Nos memorandos de entendimento a estabelecer deverão ser definidos Resultados e Metas partilhados com as empresas, relativamente à atividade dos GAIVA.

Ações

+ Realizar diagnósticos de cada operador, relativamente à empregabilidade dos diplomados;
+ Assegurar levantamento de boas práticas;
+ Identificar e contactar empresas privadas mais relevantes, considerando o fim em vista;
+ Negociar e assinar Acordos de Parceria que concretizem direitos e deveres;
+ Elaborar regulamentos e manuais internos de apoio ao funcionamento bem como instrumentos de gestão estratégica e operacional dos GAIVA;
+ Elaborar, testar e implementar instrumentos de sensibilização, formação (incluindo os temas do género e da prevenção do COVID-19) e de encaminhamento escolar e profissional dos jovens;
+ Elaborar e implementar planos de capacitação dos Animadores, incluindo módulos de formação em regime de b-learning;
+ Constituir e assegurar o funcionamento de Comités de Gestão e Acompanhamento público-privados;
+ Assegurar a formação dos Animadores dos GAIVA;
+ Elaborar e implementar Planos Operacionais anuais, por GAIVA;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.

Produtos

+ Acordos de Parceria assinados;
+ Regulamento Interno de Funcionamento;
+ Regulamento dos Comités de Gestão e Acompanhamento;
+ Planos Operacionais definidos por GAIVA;
+ Planos de Promoção da Igualdade de Género;
+ Campanha de comunicação e instrumentos de marketing;
+ Manuais, materiais de informação e orientação escolar e profissional de jovens;
+ Bases de dados com ofertas de estágios curriculares, experiências de trabalho e com registo de candidatos e das colocações efetuadas;
+ Bases de dados da inserção profissional dos graduados da educação profissional;
+ Relatórios periódicos de acompanhamento e avaliação.

Inputs

UIC, DINET, ANEP, INEP, ADIN, CTA, IPEME, Fundação Aga Khan, Empresas privadas.