Desenvolver um Programa Modular de Literacia e de Competências para a Vida, incluindo os aspetos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação, sustentabilidade e género
Descrição
Será desenvolvido um programa modular de aprendizagem participativa, que visa aumentar o comportamento positivo e adaptável, ajudando os jovens beneficiários das Atividades A.2.2., A.2.3., A.3.3 e A.3.4. e a desenvolver e praticar habilidades psicossociais que minimizam os fatores de risco e maximizam os fatores de inclusão socioprofissional. Pretende-se baseado em teoria e evidência, focado no formando e ministrado por facilitadores competentes e avaliados adequadamente para garantir a melhoria contínua dos resultados, que serão documentados. Será melhorada a capacidade de utilização da leitura e da escrita na língua portuguesa e inglesa, em diferentes graus e dependente do nível das qualificações, entendimentos e abordagens reflexivas necessárias para que cada jovem opere confortavelmente em ambientes que exigem a mobilização de competências cognitivas (numéricas e matemáticas, digitais, resolução de problemas) e do domínio cívico e social (ambiente e sustentabilidade, higiene e segurança no trabalho, educação para a saúde, cidadania, género e equidade). Será ainda incluído um módulo que permita a sensibilização para as regras associadas à prevenção do COVID-19. Este programa será concebido por módulos, mobilizados de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, beneficiário e ao longo do projeto. Intervirão várias entidades formadoras, com competências diversificadas e vocacionadas para cada um dos temas a abranger. Será prevista a possibilidade de certificação de alguns destes módulos e a respetiva inclusão no QNQF.
Ações
+ Preparar diagnósticos detalhados da situação atual, incluindo mapeamento das entidades que já oferecem este tipo de formação;
+ Identificar boas práticas;
+ Definir objetivos e conteúdos (módulos) do Programa Literacia e Competências para a Vida;
+ Identificar e contratualizar com as entidades formadoras selecionadas;
+ Definir regulamento do Programa;
+ Selecionar formandos, sinalizados pelas entidades parceiras e que são beneficiários das Atividades acima referidas, e encaminhamento dos mesmos para os módulos adequados;
+ Implementar o Programa;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.
Produtos
+ Módulos do Programa de Literacia e de Competências para a Vida;
+ Materiais de apoio à aprendizagem, nomeadamente digitais;
+ Relatórios periódicos de acompanhamento e avaliação.
Inputs
UIC, DINET, ANEP, IFPELAC, ADIN, Fundação Aga Khan, Escola Portuguesa de Maputo.