Descrição

O Centro será instalado junto da UNILURIO como resultado do upgrading do Centro Virtual do polo de Pemba, atualmente em funcionamento e apoiado pela General Electric, no quadro de uma parceria da Universidade com esta empresa.

O atual Centro Virtual apresenta potencial formativo, encontrando-se já instalados protótipos e soluções de formação à distância para formadores na área do gás natural. Foram já formados alguns formadores desmultiplicadores, esforço que deve ser continuado e aprofundado.

O Centro será vocacionado para a atualização pedagógica e técnica especializada de formadores (presencial, à distância, workshops, intercâmbios nacionais e internacionais) em competências para o setor do gás natural e respetiva cadeia de valor, a identificar a partir do Estudo de Base a realizar na fase de instalação da Ação, e para a partilha de práticas, metodologias e estudos de caso reconhecidos internacionalmente.

Deve assegurar ainda a recolha e o processamento do melhor conhecimento, resultados em termos de produção de investigação e inovação e disseminar os mesmos junto dos operadores da educação profissional presentes no território. O Centro de Excelência deverá funcionar como um Pólo de desenvolvimento e capacitação dos operadores de educação profissional de Cabo Delgado, partilhando com os mesmos os seus recursos e conhecimento.

Ações

+ Levantamento de boas práticas, nacionais e internacionais;
+ Identificar o consórcio a estabelecer, os objetivos e modelo de gestão;
+ Estabelecer o Acordo de Parceria para a gestão do Centro;
+ Estabelecer parcerias com entidades formadoras e de I&D de referência nacionais e internacionais;
+ Elaborar o Plano de Negócio e de Marketing, o Regulamento interno de funcionamento, os Planos de Atividade e outros instrumentos de gestão;
+ Assegurar formação técnica, tecnológica e em gestão de Recursos Humanos afetos ao Centro;
+ Identificar as necessidades de investimento em equipamento com fins pedagógicos e demonstrativos e elaborar o Plano de Investimento;
+ Definir a oferta formativa do Centro: programas de formação de formadores-professores desmultiplicadores consolidados, em várias modalidades;
+ Instalar a plataforma de formação à distância e de gestão do conhecimento;
+ Assegurar a formação de formadores e de formadores desmultiplicadores, nomeadamente à distância;
+ Definir a estratégia de gestão e partilha de conhecimento;
+ Elaborar instrumentos de informação e de marketing e a campanha de comunicação;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.

Produtos

+ Instrumentos de gestão estratégica e operacional do Centro;
+ Campanha e instrumentos de comunicação e marketing;
+ Programas de Formação de professores/formadores desmultiplicadores, em domínios pedagógicos e técnicos especializados, nomeadamente na área das competências digitais e dos sistemas de informação
+ Programa de um Ciclo de Workshops de Conhecimento estratégico e de um Programa de Intercâmbio e Mobilidade de professores definido;
+ Manuais e suportes de apoio à formação, nomeadamente digitais;
+ Plataforma de formação e de gestão do conhecimento em funcionamento;
+ Estratégia de gestão e partilha de conhecimento;
+ Plano de monitorização e avaliação;
+ Relatórios periódicos de monitorização e avaliação.

Inputs

UIC, UNILURIO, DINET, ADIN, CTA, Empresas privadas, IST/CERENA.

Descrição

Com base na análise das conclusões de estudos já desenvolvidos pela ANEP mas também a partir do diagnóstico sobre as qualificações e formações chave a realizar no Estudo de Base, serão selecionadas duas ou três qualificações/certificações e/ou módulos, dos já disponíveis no QNQP, para um processo de implementação piloto, o qual poderá implicar adaptação/ajustamento/atualização de conteúdos já disponíveis.

Será concedida prioridade a qualificações previamente apoiadas por outros doadores e que necessitem de apoio complementar em alguma das suas fases de implementação. Poderá ainda ser selecionada formação que conduza a certificação internacional, apesar de não integrada no QNQP.

Este processo incluirá apoio em cada um dos operadores do ensino técnico-profissional e do ensino superior profissionalizantes selecionados, relativamente à adaptação e criação de conteúdos/módulos (nomeadamente um módulo relativo à sensibilização para o tema e prevenção do COVID-19), produção e adaptação de materiais de apoio ao processo de aprendizagem, reabilitação de salas de aulas e laboratórios e aquisição e instalação de equipamentos.

O apoio será precedido de uma avaliação técnica para levantamento dos equipamentos disponíveis, da situação das instalações, das necessidades efetivas e avaliação sobre a eficiência dos investimentos a fazer.

Serão analisados os requisitos para a certificação de laboratórios de formação e elaborados os respetivos termos de referência.

Considerando ainda que a formação pedagógica e técnica de formadores e de professores é um pré-requisito fundamental para a qualidade dos processos de aprendizagem e para a implementação das novas qualificações, será ainda apoiada nesta Atividade a definição de programas de formação pedagógica e técnica de formadores.

Será concedida prioridade à formação complementar à ministrada com o apoio de outros parceiros de desenvolvimento, no caso de qualificações já em fase de implementação e aquela que visa a certificação internacional.

Devem ser incluídos módulos transversais que assegurem uma maior sensibilidade à questão da igualdade de género e sustentabilidade ambiental e a formação pode integrar diversas componentes: formação em sala, à distância, peer-learning, workshops técnicos, períodos de formação prática em empresas do setor. Será igualmente prevista a Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino, podendo a frequência das ações ter lugar em Moçambique ou no estrangeiro, nomeadamente em Portugal, através da frequência de Unidades Curriculares isoladas junto de escolas superiores de educação.

Ações

+ Preparar diagnósticos da situação atual e assegurar a avaliação das necessidades de adaptação de conteúdos/criação de módulos e de investimento em equipamentos;
+ Identificar as intervenções necessárias;
+ Assegurar os procedimentos para a aquisição/instalação dos equipamentos;
+ Identificar e contratualizar com entidades formadoras;
+ Produzir ou adaptar conteúdos/módulos de formação, nomeadamente à distância, para formação na plataforma moodle do projeto;
+ Validar e assegurar a aprovação dos conteúdos/módulos junto das entidades competentes;
+ Produzir e adaptar manuais e recursos técnico-pedagógicos de apoio à aprendizagem;
+ Selecionar formandos;
+ Implementar os cursos/módulos selecionados;
+ Assegurar processos de Assistência Técnica;
+ Analisar os requisitos para a certificação de laboratórios de formação e elaborar os respetivos termos de referência;
+ Definir procedimentos e instrumentos de gestão da formação;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.
+ No que respeita à formação de formadores:
+ Assegurar o levantamento de boas práticas;
+ Definir os objetivos e conteúdos dos programas de formação técnica e tecnológica de formadores/professores, baseados em avaliação prévia de necessidades e resultados de aprendizagem e analisando as especificações necessárias à certificação internacional;
+ Identificar e contratualizar e/ou estabelecer de Acordos com entidades formadoras;
+ Selecionar formandos e elaborar os Planos Individuais de Formação;
+ Assegurar plataforma Moodle de formação on-line;
+ Realizar as ações nas diversas modalidades previstas, incluindo peer-learning (observação de aulas e tutoria técnico-pedagógica), formação a distância e frequência de Unidades Curriculares Isoladas junto de Escolas Superiores de Educação;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.

Produtos

+ Relatório de avaliação técnica das necessidades de formação e das recomendações;
+ Termos de referência e especificações relativas a equipamentos;
+ Programas e conteúdos formativos/módulos;
+ Programas de Assistência Técnica;
+ Manual de Gestão da Formação da Ação;
+ Materiais e recursos de apoio à formação;
+ Programas de Formação pedagógica, técnica e tecnológica de professores/formadores;
+ Manuais e suportes de apoio à formação, nomeadamente digitais;
+ Plataforma Moodle em funcionamento;
+ Recursos digitais de suporte à formação disponibilizados;
+ Relatórios periódicos de acompanhamento e avaliação.

Inputs

UIC, DINET, ANEP, IFPELAC, ADIN, CTA, CFPM de Maputo, Instituto Superior João Bosco, ISQ, CERMI, empresas privadas.

Descrição

Será desenvolvido um programa modular de aprendizagem participativa, que visa aumentar o comportamento positivo e adaptável, ajudando os jovens beneficiários das Atividades A.2.2., A.2.3., A.3.3 e A.3.4. e a desenvolver e praticar habilidades psicossociais que minimizam os fatores de risco e maximizam os fatores de inclusão socioprofissional. Pretende-se baseado em teoria e evidência, focado no formando e ministrado por facilitadores competentes e avaliados adequadamente para garantir a melhoria contínua dos resultados, que serão documentados. Será melhorada a capacidade de utilização da leitura e da escrita na língua portuguesa e inglesa, em diferentes graus e dependente do nível das qualificações, entendimentos e abordagens reflexivas necessárias para que cada jovem opere confortavelmente em ambientes que exigem a mobilização de competências cognitivas (numéricas e matemáticas, digitais, resolução de problemas) e do domínio cívico e social (ambiente e sustentabilidade, higiene e segurança no trabalho, educação para a saúde, cidadania, género e equidade). Será ainda incluído um módulo que permita a sensibilização para as regras associadas à prevenção do COVID-19. Este programa será concebido por módulos, mobilizados de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, beneficiário e ao longo do projeto. Intervirão várias entidades formadoras, com competências diversificadas e vocacionadas para cada um dos temas a abranger. Será prevista a possibilidade de certificação de alguns destes módulos e a respetiva inclusão no QNQF.

Ações

+ Preparar diagnósticos detalhados da situação atual, incluindo mapeamento das entidades que já oferecem este tipo de formação;
+ Identificar boas práticas;
+ Definir objetivos e conteúdos (módulos) do Programa Literacia e Competências para a Vida;
+ Identificar e contratualizar com as entidades formadoras selecionadas;
+ Definir regulamento do Programa;
+ Selecionar formandos, sinalizados pelas entidades parceiras e que são beneficiários das Atividades acima referidas, e encaminhamento dos mesmos para os módulos adequados;
+ Implementar o Programa;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.

Produtos

+ Módulos do Programa de Literacia e de Competências para a Vida;
+ Materiais de apoio à aprendizagem, nomeadamente digitais;
+ Relatórios periódicos de acompanhamento e avaliação.

Inputs

UIC, DINET, ANEP, IFPELAC, ADIN, Fundação Aga Khan, Escola Portuguesa de Maputo.