+Emprego

Clique para visualizar a online

Logo

WORKSHOP “DINÂMICAS DE INOVAÇÃO E +EMPREGO”

+EMPREGO realizou, no dia 30 de Novembro, em Maputo, mais um workshop em que o debate incidiu nas “Dinâmicas de Inovação e +EMPREGO”, um tema que sugere a necessária e urgente evolução do paradigma na abordagem rumo à empregabilidade efectiva da população jovem da Província de Cabo Delgado.

No encontro, participaram, como habitualmente, todas as entidades parceiras do +Emprego bem como representantes da Delegação da União Europeia em Moçambique. Recorda-se que o +EMPREGO é um projecto financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões I.P., que recebeu competências delegadas da União Europeia para a execução de tarefas de execução orçamental que lhe permite assegurar a implementação das actividades, em parceria com as entidades de Moçambique.

Cristina Paulo, Coordenadora Geral do Projecto +Emprego, abriu a sessão, abordando a importância da gestão do conhecimento de um projecto piloto "que tem como missão fazer o scaling up de iniciativas meritórias" já existentes mas também valorizar e testar novos programas, abordagens e metodologias, num projecto "pequeno na escala financeira, mas não na ambição, que é enorme".

Assente na diversidade de parceiros e de formas de fazer as coisas acontecerem para atingir os resultados pretendidos, o objectivo final do Projecto +Emprego "é a melhoria da empregabilidade dos jovens de Cabo Delgado e o incremento do seu rendimento."

 "A criação de empregos dignos é essencial para o desenvolvimento presente e futuro de Moçambique".

Deborah Capela, TVET and Digitalisation Programme Officer da Delegação da UE em Moçambique  começou por revelar a "curiosidade" sobre as práticas mais inovadoras do Projecto +Emprego que, diz, "materializa várias das prioridades que fazem parte da parceria entre a UE e Moçambique na nossa programação entre 2021 e 2027 que coloca a Juventude no centro dos três domínios prioritários: crescendo verde, crescimento da Juventude e promoção da governação, da Paz e de uma sociedade justa, prioridades integradas na iniciativa e-Juventude da equipa Europa que incorpora os compromissos assumidos pela UE de melhor coordenar os seus esforços no sentido de apoio à juventude, educação, emprego e empoderamento", disse.

E não esqueceu os esforços do +Emprego "no desenvolvimento de parcerias com entidades públicas e privadas nacionais, com especial enfoque em Cabo Delgado. A criação de empregos dignos é essencial para o desenvolvimento presente e futuro de Moçambique".

Neste workshop foram apresentadas várias das iniciativas e experiências mais relevantes e inovadoras implementadas por parceiros do +Emprego, levadas a cabo ao longo de 2022.

Veja o Vídeo

Milestones do +Emprego?

+ 1200 jovens moçambicanos dos 15 aos 25 anos, formandos e diplomados da educação profissional, 25% dos quais mulheres.

50% deve estar empregado ou ter criado o seu próprio emprego, no final da acção.




+ 150 Dirigentes e técnicos, a nível central, provincial e local dos Ministérios parceiros.




+ 250 Directores, gestores, professores, formadores, técnicos, orientadores profissionais e mentores.

Casos de Inovação na Qualificação de Jovens

"Formação de apicultores nas comunidades rurais de Cabo Delgado"

Neste painel, foram revelados casos de sucesso, como o da "Formação de apicultores nas comunidades rurais de Cabo Delgado", apresentado por apresentado por Alexandre Devissone, da Fundação Aga Khan Moçambique

Veja o Vídeo


Certificação de pessoas para a indústria do O&G – O caso do Centro de Electromecânica do IFPELAC

Seguiu-se uma apresentação sobre a "Certificação de pessoas para a indústria do O&G – O caso do Centro de Electromecânica do IFPELAC", por Margarida Segard (ISQ) e Vitorino Banze (IFPELAC).

Veja o Vídeo

Elaborar Novas Qualificações - Módulos de Hidroponia e Direitos Humanos

Depois, uma apresentação sobre como  "Elaborar Novas Qualificações - Módulos de Hidroponia e Direitos Humanos", por José Balague do Instituto Politécnico Mártir Cipriano.

Veja o Vídeo

Skills e Lusofonia

Apresentação online de Vitor Dias do CENFIM, Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

Veja o Vídeo

Reflexão

"Soluções Africanas inovadoras para a empregabilidade dos jovens", João Gomes

Há sinais de que a nova geração de soluções de combate ao desemprego jovem em África – fruto da constatação que soluções parciais, baseadas apenas em formação, e no emprego público simplesmente não resolvem o problema da empregabilidade - se está a afastar da abordagem pelo lado da procura, onde o foco está nos jovens desempregados, na educação, na formação, na empregabilidade.

Veja o vídeo

Programas e Incentivos à Contratação Jovem

"Meu Kit Meu Emprego"
Sandra Alfeu, Instituto Nacional de Emprego (INEP)
"Gabinete de Apoio à inserção na Vida Activa"
 Sortilégio Gemene, Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP)
"Promoção do cooperativismo
jovem nas escolas"
Feliciano Cuambe,
Movimento pela Cidadania
"As metodologias GISN (Gere a Sua Ideia de Negócio) e CSN (Comece o Seu Negócio) aplicadas aos jovens qualificados em horticultura de Mecúfi" Rui Amaral, GAPI
Veja o Vídeo

Gestão de Conhecimento

eBook #1

Casos de Sucesso: Projecto + Emprego em parceria
público-privada para os jovens de Cabo Delgado
Leia +


DISCLAIMER

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia. 


Esta publicação foi produzida com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros que não são mencionados.