+Emprego

Clique para visualizar a online

Logo

CAMPANHA "EMPRESAS +EMPREGO"
Maior Visibilidade e Melhores Oportunidades Para

os Jovens e PME de Cabo Delgado

A ser lançada em 2023, a Campanha "Empresas +Emprego" tem como objetivo conceder visibilidade às PME de Cabo Delgado que valorizam a qualificação e a empregabilidade dos jovens da província e a comunidade em que operam, assumindo uma postura de responsabilidade social corporativa nesta área.

E sem esquecer as grandes empresas nacionais e internacionais que, por via das suas operações na Província de Cabo Delgado podem também ser importantes locais de integração e aprendizagem para os jovens e PME abrangidos pelo Projecto +Emprego.

A Campanha "Empresas +Emprego" irá, assim, comportar: 

  • Criação da Plataforma de Oportunidades +Emprego onde estarão todos os jovens qualificados pelo Projeto e com disponibilidade para integrar os quadros das PME e Grandes Empresas que queiram recrutar jovens da Província de Cabo Delgado; 

  • A criação de um Boletim Mensal de Emprego em formato digital com as oportunidades existentes nas empresas parceiras da Campanha, e que será enviado para os jovens do Projecto +Emprego, para que possam concorrer às oportunidades existentes;

  • A atribuição do "Selo Empresa +Emprego" a todas as organizações envolvidas na contratação ou atribuição de estágios a jovens de Cabo Delgado.


+EMPREGO é um projecto financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões I.P.,

que recebeu competências delegadas da União Europeia para a execução de tarefas de execução orçamental que lhe permite assegurar a implementação das actividades, em parceria com as entidades de Moçambique.

Os objetivos do +EMPREGO e os resultados obtidos até agora

O projeto “+EMPREGO em parceria público-privada para os jovens de Cabo Delgado” – https://maisemprego.org.mz/projecto/emprego/ – pretende aumentar as oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, em particular da sua população jovem, contribuindo para a melhoria do acesso ao trabalho decente e do rendimento em atividades direta ou indiretamente relacionadas com a indústria do gás natural.

Com a duração de 4 anos (dezembro de 2020 a dezembro de 2024), é um projeto financiado pela União Europeia em 4 milhões de euros e cofinanciado e gerido pelo Camões IP, contando com 10 parceiros, 7 moçambicanos e 3 portugueses https://maisemprego.org.mz/parceiros/- , que estabeleceram com o Instituto Camões Acordos de Implementação visando o desenvolvimento de atividades que contribuam diretamente para a obtenção dos 3 Resultados do projeto;

Saiba +

Milestones

+Emprego em Números

Números referente ao final do ano de 2022


Parceiros +Emprego

Fundação Aga Khan

“Parceria entre a Fundação Aga Khan e Cooperação Portuguesa
é robusta e vem de longe”
Leia +

Gapi SI

“Formação é fundamental para o Desenvolvimento"
Leia +

PODCAST

A Mulher e o Empreendedorismo em Moçambique

Sfia Dias Cassimo, presidente do pelouro da Mulher Empresária e Empreendedorismo da CTA, aborda os desafios da Mulher Moçambicana para ultrapassar os impedimentos de acesso ao mercado de trabalho, ao mundo dos negócios e à plena inclusão económica e financeira, numa conversa conduzida por João Gomes, partner da Jason Moçambique e founder da Blue Biz Consultoria.

iconOiça +

Aconteceu

Missão a Técnica a Portugal 

Decorreu em Dezembro uma missão técnica de dirigentes do INEP e do IFPELAC e Portugal.
 Foram duas semanas dedicadas a conhecer e experienciar as técnicas e instrumentos das áreas da orientação, acolhimento, colocação e empreendedorismo.

Entrega de Kits +Emprego a Jovens de Cabo Delgado

Teve lugar em Dezembro a cerimónia de atribuição de kits  a 45 jovens de Mecufi, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.

Cooperativa dos Jovens de Mecufi


Iniciaram, a 14 de Dezembro, as actividades do grupo de 20 jovens que beneficiaram de kits +Emprego, e que integram a cooperativa de produção de hortícolas apoiada pelo

Projeto.

Encontro de balanço do ano de 2022


Os parceiros do projecto +Emprego e a delegação da UE reuniram em Pemba, Cabo Delgado, no final do ano, para debater os principais desafios e oportunidades, bem como as perspectivas para 2023.

 Missão do Secretário de Estado da Juventude e Emprego a Portugal


O Secretário de Estado do Emprego e da Juventude de Moçambique realizou em dezembro de 2022 uma missão de 4 dias em Portugal com o apoio do +Emprego, visando melhorar o funcionamento dos serviços de emprego e de formação profissional, com enfoque nos de Cabo Delgado e reforçar as relações bilaterais de cooperação.

No âmbito da missão teve vários encontros, nomeadamente com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, com o Presidente e Vice Presidente do Camões IP e com a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal.

Gestão de Conhecimento

eBook #2

Casos de Sucesso: Projecto + Emprego em parceria
público-privada para os jovens de Cabo Delgado
Saiba +


DISCLAIMER

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia. 


Esta publicação foi produzida com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros que não são mencionados.