Ação a cargo do ISQ e que teve como objetivos:

1) Fornecer às PME um acesso direto a um perito especializado em implementação de sistemas de gestão da qualidade, com experiência e conhecimento prático sobre a norma ISO 9001;

2) Apoiar as PME durante o processo de certificação, fornecendo orientação especializada e esclarecendo dúvidas em relação aos requisitos da norma, metodologias de implementação, boas práticas e estratégias de melhoria contínua. De um total de 15 PME inicialmente identificadas e participantes no PRONACER II, 13 participaram na atividade.

O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) elaborou e disponibilizou o acesso a conteúdos microlearning com incidência no referencial ISO9001, que permitem a aquisição ou atualização de conhecimentos das PME no processo de gestão de qualidade, com garantia técnica e pedagógica. Foi feito o Upload do percurso digital neste sítio Recursos de apoio à certificação das PME – +Emprego (maisemprego.org.mz)
Em setembro de 2022 foi organizado um curso de 40 horas para 12 PME de Cabo Delgado, com a duração de 40 horas. O objetivo geral foi Munir os colaboradores de competências críticas, conhecimentos, habilidades e atitudes, na área de HSST, que permitam o desempenho de funções de prevenção e de proteção contra riscos profissionais, bem como a adopção de atitudes proativas na redução de acidentes de trabalho e doenças profissionais nos locais de trabalho. No final deste curso, os formandos deveriam ser capazes de :Compreender a evolução, os fundamentos e a organização do HSST; Cumprir a legislação geral da HSST em Moçambique; Aplicar as técnicas de avaliação e gestão de riscos e doenças profissionais; de prevenção de acidentes e doenças profissionais; de gestão de edifícios e organização dos postos de trabalho; Implementar medidas de segurança mecânica e de pessoal; Conduzir processos de investigação de acidentes com vista a determinar as suas causas; Aplicar os métodos corretos de seleção e uso de equipamentos de proteção individual e coletivo; Demonstrar uma atitude proactiva e de prevenção de acidentes e doenças profissionais; Prevenir incêndios e manusear extintores; Aplicar as técnicas críticas para socorrer vítimas de acidentes Compreender os sistemas de gestão de HSST (ISO 18000; ISO 45000 e NOSA) e as vantagens de cada um;  Organizar e monitorar a implementação de sistemas de HSST; e Propor melhorias contínuas no sistema de gestão de HST na empresa.
Programa do curso aqui
Num evento sobre cooperação empresarial organizado pelo +EMPREGO no dia 7 de junho de 2022 em Pemba, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a CTA e o IFPELAC visando a formação de PME de Cabo Delgado no domínio da Administração do Trabalho, nomeadamente Legislação Laboral, Relações Laborais, Gestão de Pessoas, Gestão Fabril e Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho. Este Memorando, que conta com a contribuição do +EMPREGO, permitirá capacitar já este ano 40 PME da província, visando melhorar as competências dos seus Recursos Humanos e apoiar o processo de certificação de Qualidade. O evento contou com as intervenções do Presidente da CTA, Agostinho Vuma, do Diretor Geral Adjunto do IFPELAC, Adelino Novais e da Coordenadora do +EMPREGO. O Diretor Adjunto do Gabinete do Ordenador Nacional, Embaixador José Matsinha, testemunhou a assinatura do Memorando.
MoU aqui

Organizado de 30-06 a 14-10-2021, com 80 horas e que abrangeu 20 jovens de Cabo Delgado, numa parceria ISQ e UNILURIO. Formaram-se jovens graduados à procura de um 1º emprego para implementar e gerir um Sistema de Gestão da Qualidade e para a planificação e execução de auditorias internas ao Sistema de Gestão da Qualidade.

Testemunhos
Recursos